sexta-feira, 25 de novembro de 2016

Discípulo gera Discípulo !!!


Fala pessoal como vocês estão? Vocês já ouviram falar sobre ser discípulo e “gerar” discípulo? Em não apenas vir para Cristo, mas frutificar em Cristo. A palavra de Deus diz isso no livro de Mateus.

Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo;
Ensinando-os a guardar todas as coisas que eu vos tenho mandado; e eis que eu estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos. Amém. (Mateus 28:19,20)


Devemos com nossa vida levar o “ide”, como Jesus disse em Mateus 28, para fazermos discípulos por onde passarmos e andarmos, a nossa caminhada com Cristo deve refletir nas pessoas a nossa volta com quem convivemos e assim podemos compartilhar da nossa fé seja diretamente ou indiretamente.

Diretamente quando você fala abertamente para uma pessoa sobre a palavra de Deus, e indiretamente quando com seus exemplos você mostra a diferença entre quem serve a Deus e quem não serve. (Malaquias 3.18)

Podemos citar o exemplo do Apóstolo Paulo que após conhecer a Cristo, pregou a palavra com ousadia e fez discípulos, como foi o caso de Timóteo.

A Timóteo meu verdadeiro filho na fé: Graça, misericórdia e paz da parte de Deus nosso Pai, e da de Cristo Jesus, nosso Senhor. ( 1 Timóteo 1.2)

O Apóstolo Paulo levou o discipulado adiante e Timóteo foi alcançado e cuidado, como um pastor cuida de sua ovelha, ele foi um jovem usado grandemente por Deus para propagar o evangelho de Cristo por onde andava, e assim seguiu o discipulado.

Hoje em dia não é diferente, a melhor forma de gerar um discípulo é através do exemplo, nós podemos notar isso em Jesus, ele foi o maior influenciador e não houve nenhum outro igual a Ele, desde que Jesus veio a essa Terra milhões de pessoas se entregaram a Ele e assim continuaram o discipulado, passando de pessoa para pessoa, porque Jesus disse: “ide e pregai o evangelho a toda criatura”, não esconda esse tesouro que você encontrou, que é ter conhecido o autor e consumador da vida.


Seja um discípulo, e se conhece um discípulo por ele fazer a diferença e “gerar” discípulos para o reino de Deus, continue o trabalho, você trabalha para que todo o mundo conheça e saiba que há um Deus que salva e liberta de toda opressão, um Deus que não falha, um Deus poderoso que morreu por todos nós, não há o que temer, basta apenas se entregar a Ele e crer.


O discipulado é a base do cristianismo, foi através dele que a palavra de Deus chegou até nós, e assim devemos prosseguir levando a palavra de Deus.



Deus abençoe a todos em nome de Jesus! Uma ótima semana!

quarta-feira, 9 de novembro de 2016

A obediência a Deus nos fortalece / Histórias para reflexão...


Um homem andava por uma estrada desanimado por achar que não tinha mais forças para vencer, quando de repente uma luz muito forte surgiu no horizonte. Ao se aproximar daquele brilho intenso, ele ouviu uma voz grave. Percebendo que o homem estava assustado, a voz se apresentou:

_ Meu filho, Eu sou o seu Deus e tenho uma missão especial para você!

_ Uma missão especial? Mas que missão seria essa, Senhor?

_ Sabe aquela rocha que fica ao lado da sua casa?

_ Claro que sim, Deus. É uma rocha enorme, quase do tamanho da minha casa.

_ Então... A missão que eu quero que você cumpra é essa: faça chuva ou faça sol, empurre aquela rocha todos os dias. Você aceita?

_ Sim, Senhor, eu aceito. Vou cumprir o que o Senhor me pede.

Então aquele homem, ainda sem entender, foi para casa e, quando chegou, fez do jeito que Deus havia lhe pedido. Empurrou a rocha com todo o esforço e, assim que suas forças se esgotaram, entrou para descansar. No dia seguinte fez a mesma coisa, e no outro também. Fazia sol, chovia, seu corpo ficava dolorido, mas ele nunca parou de empurrar aquela rocha com toda a força. Depois de algum tempo, o homem começou a ficar chateado, afinal, todo aquele esforço parecia não ter dado resultado nenhum; a rocha não se moveu um milímetro sequer. Ele não entendia o motivo de Deus ter lhe passado aquela missão.

Enquanto questionava os planos do Senhor, Satanás se aproveitou da situação para colocar seus planos malignos em prática. O diabo queria desencorajar e desanimar aquele homem para que ele abandonasse a missão que Deus tinha lhe confiado. Certo dia, enquanto colocava toda a sua força naquela rocha, Satanás soprou em seus ouvidos:

-Ei rapaz, já faz um tempão que Deus mandou você empurrar essa rocha e ela continua no mesmo lugar, não é mesmo? Ele diz que é o seu Senhor, mas não está nem aí pra você. Você é muito bobo de continuar fazendo esse trabalho. Pare com isso e vá viver a sua vida!

Desanimado, o homem deu ouvido às palavras do diabo e logo outros pensamentos negativos tomaram conta de sua mente. Então ele começou a refletir:

_ Poxa, por que eu preciso ficar me matando ao empurrar essa rocha? Eu nunca vou conseguir movê-la! Deus me enganou quando me deu essa missão. À partir de agora, não vou mais empurrar essa rocha com toda a força, como Ele mandou. Vou me esforçar menos e não vou ficar aqui tanto tempo fazendo isso. E mais: quando eu não quiser, nem virei aqui para empurrá-la. Cansei de empurrar essa pedra estúpida e não ver nada acontecer! Mas, ao mesmo tempo, ele pensava:

_ Mas será que Deus não vai ficar triste comigo?

Angustiado, o homem resolveu orar a Deus, pois seu coração estava dividido entre aqueles pensamentos ruins e a vontade do Senhor:

_ Deus, faz muito tempo que eu tenho empurrado essa rocha com toda a minha força e ela nunca se mexeu! Confesso que isso tem me desanimado muito! Onde eu errei? Por que as coisas não aconteceram como eu achei que iriam acontecer? Por que não vejo os frutos do meu esforço? Por que o Senhor me deixou sozinho nessa missão?

Então Deus respondeu àquele homem:

_ Meu filho, quando eu conversei com você na estrada sobre a missão, Eu disse que você tinha que empurrar a rocha com toda a sua força, não foi? Eu nunca disse que você precisava mover a rocha!

O homem, então, respondeu meio envergonhado:

_ É verdade, Senhor!

Deus continuou:

_ Você veio até mim dizendo que falhou porque não conseguiu mover a rocha, mas isso é mentira de Satanás. Ele te contagiou com as mentiras dele! Você realmente acha que falhou em sua missão?

_ Claro que sim, Senhor, pois sei que não fiz um bom trabalho!

E Deus, com muita paciência e amor, lhe disse:

_ Meu filho, você não falhou! Olhe para os seus braços. Veja como estão muito mais fortes depois que você começou a empurrar a rocha! Veja as suas pernas, suas mãos, suas costas! Hoje você é um homem muito mais capacitado do que antes, porque me obedeceu. Você escolheu cumprir a missão ao empurrar a rocha com toda força. Eu sabia o quanto você estava se sentindo fraco e o meu propósito era te fortalecer e não fazer com que você tirasse aquela pedra do lugar. Quando Eu precisar mover uma rocha, Eu mesmo a moverei!

Meus irmãos, quando Deus nos dá uma missão, devemos obedecê-Lo e fazer aquilo que Ele nos confiou da melhor maneira possível, por mais que não consigamos enxergar nenhuma mudança. Precisamos perseverar e não deixar que o diabo use suas armadilhas para nos desanimar, pois, com o tempo, Deus nos revelará quais são os Seus propósitos em nossa missão. Então, continue movendo a rocha!


"Portanto, meus amados irmãos, sede firmes, inabaláveis, e sempre abundantes na obra do Senhor, sabendo que, no Senhor, o vosso trabalho não é vão." (1Coríntios 15.58).

Como lidar com críticas?!?!

Vivemos em uma sociedade onde as pessoas querem tudo na hora, são muito exigentes e cobram bons resultados o tempo todo - seja no trabalho, na escola, em casa e até dentro da própria igreja. Mas, nós não somos máquinas! Somos seres humanos e estamos sujeitos a falhas. O problema é que alguns não conseguem entender isso e a única coisa que sabem fazer é nos criticar. Eu mesmo já recebi várias críticas durante a minha vida e acredito que ninguém gosta de ser criticado, principalmente quando esses julgamentos não fazem sentido.

Quando uma pessoa recebe uma crítica, por mais que não pareça, é normal que ela se entristeça e fique magoada. É por isso que a Bíblia condena aqueles que têm "a língua como a da serpente, (pois) veneno de víbora está em seus lábios" (Salmos 140:3). Mas é preciso entender que a crítica faz parte da vida, e é muito importante sabermos como lidar com elas. Por isso, quero te mostrar quatro passos que irão te ajudar a lidar melhor com as críticas:

1) Concentre-se no que Deus pensa sobre você
Muitas pessoas são maldosas e só dizem certas coisas porque sabem que irão nos ferir, por isso não fique imaginando o que elas dizem ou pensam sobre você. A Bíblia diz: "Não dê atenção a todas as palavras que o povo diz, caso contrário, poderá ouvir o seu próprio servo falando mal de você" (Eclesiastes 7:21). Concentre-se no que Deus pensa a seu respeito e sua vida será muito mais feliz! Quando entregamos a nossa vida a Jesus Cristo, nos tornamos filhos amados de Deus e Ele é quem nos defende. Leia o Salmo 37 e você verá que não compensa se aborrecer com as pessoas más.


2) Saiba diferenciar crítica de conselho

Peça a Deus sabedoria para lidar com o que os outros dizem, e saiba diferenciar o que é crítica e o que é conselho. Às vezes, as pessoas nos dizem algo que achamos difícil de ouvir, porém, são para o nosso crescimento, e sem percebermos, podemos desprezar estes conselhos que poderiam nos ensinar algo. A Bíblia diz que a melhor forma de aprendermos com as críticas, é ouvindo, ao invés de retrucar:

"Quem ouve a repreensão construtiva terá lugar permanente entre os sábios. Quem recusa a disciplina faz pouco caso de si mesmo, mas quem ouve a repreensão obtém entendimento. O temor do Senhor ensina a sabedoria, e a humildade antecede a honra" (Provérbios 15:31-33).



3) Obedeça a Deus
Lembre-se de Jesus, que sofreu muitas críticas injustas e, por causa delas, foi levado à cruz. Em vez de se defender de tantas acusações sem sentido e brigar com todos que lhe apontavam o dedo, Jesus preferiu obedecer a Deus e fazer o que Ele mandava. Entenda que muitas pessoas te criticam porque não têm a mesma visão que você. Talvez Deus colocou um sonho somente em seu coração e muitos não entenderão. Isso poderá acontecer com pessoas de sua própria família, como foi no caso de José da Bíblia. Por isso obedeça a Deus acima de tudo e não deixe que nenhuma crítica te impeça de viver os planos do Senhor para a sua vida.


4) Pague o mal com o bem
Quando alguém te criticar, ore a Deus para que nenhuma raíz de amargura brote em seu coração. Geralmente, as pessoas que estão feridas emocionalmente, acabam ferindo as outras mesmo sem querer. Por isso, seja misericordioso e decida retribuir o mal com o bem. Se você sabe o quanto é ruim ser criticado de forma dura, escolha fazer diferente. Quando você ver que alguém cometeu um erro, mostre a ela o que é certo e em seguida a incentive com palavras de ânimo. Isso fará toda a diferença. A palavra de Deus diz: "Há palavras que ferem como espada, mas a língua dos sábios traz a cura" (Provérbios 12:18).

Como tem sido suas orações?! Historia para refletir...


"Senhor, obrigado por mais um dia. Perdoe os meus pecados e abençoe meus pais e meus irmãos. Em nome de Jesus. Amém!"

Toc, toc, toc...

_ Deus?? É o Senhor? O que o Senhor está fazendo aqui?

_ Sim, meu filho. Sou Eu. Estou sempre batendo na sua porta, querendo entrar na sua vida.

_ Ah! Que legal! Mas o Senhor já faz parte da minha vida desde que já aceitei Jesus há alguns anos.

_ Eu sei Meu filho, mas preciso te contar uma coisa.

_ Claro, Deus! Pode falar!

_ Quando você vai mudar o seu modo de orar?

_ Uéé!? Como assim?

_ Meu filho, até os anjos já sabem de cor as suas orações - "Senhor, obrigado por mais um dia... Senhor, abençoe este alimento, abençoe meus pais, me livre do mal..." etc.

_ Querido, tudo isso é importante, mas Eu quero ter um relacionamento mais íntimo com você, de Pai para filho. Quero conversar contigo, guiar os seus passos, te dar muito mais do que você já imaginou, mas as suas orações são sempre as mesmas e sinto que elas não tem saído do seu coração. Eu não formei robôs; Eu formei filhos!

_ Mas Deus, eu não sei orar! Não sei falar bonito e nem usar versículos nas minhas orações, como fazem as pessoas da minha igreja.

_ Meu filho, isso não importa! Você conversa com seus amigos sobre vários assuntos, certo? Eu vejo você contando seus sonhos, planos e tudo o que acontece no seu dia a dia... E por que você não fala assim Comigo também?

_ Ah, Deus! Mas é diferente né?? O Senhor é o Deus Todo Poderoso e eu sou só um homem pecador cheio de problemas...

_ Diferente como, Meu filho? Eu não quero ser apenas o seu Deus; Eu quero ser o seu melhor amigo, conselheiro e ajudador. Eu quero transformar o seu coração, a sua vida e te usar para alcançar outras pessoas, mas enquanto você não crer que Eu me preocupo com cada detalhe de sua vida, o nosso relacionamento será frio e distante. Percebi que você se acostumou em Me servir e tem orado apenas para cumprir regras. Suas palavras se tornaram vazias e agora você corre o risco de se tornar uma pessoa religiosa, que acha que está Me agradando.

_ Puxa, Pai! É verdade! Eu não tinha percebido isso. Eu estava orando no "modo automático" por muito tempo mesmo… Me perdoe! Eu quero verdadeiramente ter um relacionamento íntimo com o Senhor à partir de hoje. Não vou mais esconder os meus pecados e nem guardar comigo os problemas que enfrento.

_ Que bom que você entendeu, Meu filho! Eu te amo muito e estou sempre pronto para te aconselhar e te corrigir quando for preciso. É este tipo de relacionamento que quero ter contigo.

_ Amém Pai! Então, aproveitando o momento, tenho várias coisas pra te contar…

_ Ok Filho! Pode falar...

E você? Já conversou com seu melhor Amigo hoje? Ele está te esperando.


Jesus disse: "Quando você orar, vá para seu quarto, feche a porta e ore a seu Pai, que está no secreto. Então seu Pai, que vê no secreto, o recompensará. E quando orarem, não fiquem sempre repetindo a mesma coisa, como fazem os pagãos. Eles pensam que por muito falarem serão ouvidos. Não sejam iguais a eles, porque o seu Pai sabe do que vocês precisam, antes mesmo de o pedirem" (Mateus 6:6-8).



Fonte: http://www.pastorantoniojunior.com.br



terça-feira, 20 de setembro de 2016

Programação de aniversário Culto Aviva Jovem. Não perca!!!


Com a graça de Deus, motivo de nossa existência estamos caminhando para o 1º aniversário do Culto Aviva Jovem, que serão comemorados nos dias 21 e 22 de outubro de 2016 as 19H30min.



Gratidão essa é a palavra que resume o sentimento o qual a Mocidade Catedral de Descalvado está sentindo e vivendo. 


Gratidão é um sentimento de reconhecimento, uma emoção por saber que uma pessoa fez uma boa ação, um auxílio, em favor de outra. Gratidão é uma espécie de dívida, é querer agradecer a outra pessoa por ter feito algo muito benéfico para ela. 

Gratidão por mais um ano de vidas, transformadas, cheias do amor de Deus.


“Naquele dia, todos cantarão esta canção: “Louvem o SENHOR! Gritem pedindo a ajuda de Deus! Digam a todos os povos o que ele tem feito e anunciem a sua grandeza”. (Isaías 12.4)


Gratidão por mais um ano de vidas, nossas vidas estarem no altar do Senhor.

“E agradeçam, com alegria, ao Pai, que os tornou capazes de participar daquilo que ele guardou no Reino da luz para o seu povo.” (Colossenses 1.12)

Gratidão por vidas que virão a fazer parte deste rebanho.

“Tudo isso aconteceu para o bem de vocês, a fim de que a graça de Deus alcance um número cada vez maior de pessoas, e estas façam mais orações de agradecimento, para a glória de Deus.” (II Coríntios 4.15)

Gratidão por saber que quando estamos nas mãos de Deus mesmo nos achando perdidos Ele é quem esta no controle.

“e sejam agradecidos a Deus em todas as ocasiões. Isso é o que Deus quer de vocês por estarem unidos com Cristo Jesus.” (I Tessalonicenses 5.18)

Gratidão por mais um ano de vidas que conseguem praticar o perdão e viver a vontade de Deus e serem chamados filhos de Deus.

“Não se preocupem com nada, mas em todas as orações peçam a Deus o que vocês precisam e orem sempre com o coração agradecido.” (Filipenses 4.6).


Esta é a festa da gratidão do nosso coração, por saber que Deus esteve, está e vai estar conosco durante todos os anos de nossa vida aqui na terra, a gratidão que brota de nossos corações é por saber que Deus sempre nos atende e podemos dizer como pessoas e como igreja “até aqui nos ajudou o Senhor”!

Que nos próximos anos a graça do Senhor seja visível em nossas vidas, que o amor do Pai nos leve a fazermos mais discípulos. Que a ação do Espírito Santo em nós nos leve a proclamarmos a libertação dos cativos e o perdão que só vem do Nosso Senhor Jesus Cristo que por amor se deu em favor do nossos pecados.


Devemos orar, divulgar, participar e convidar outras pessoas para esta festa espiritual. “É tempo de refletir, agradecer e avançar.”




Segue a programação especial para este mês de Outubro de 2016.



Sexta-feira 21/10/2016 as 19:30hrs.

Louvor : Ministérios de Louvor ( Igrejas convidadas) - Banda GR4 .
Preletor: Pastor Lindomar Cento Fante.


Sábado 22/10/2016 as 19:30hrs.


Louvor : Ministérios de Louvor ( Igrejas convidadas).
Preletor: Pastor Presidente Julio Fabiano.



Local: Igreja Catedral Internacional da Fé - Descalvado/SP.
Avenida Descalvado, 278 - Jardim Colonial



"vem fazer parte dessa família, contamos com a tua presença, você é especial aos olhos de Deus. Deus abençoe a sua vida!!!! até lá"...

O Senhor dá força ao seu povo e o abençoa, dando-lhe tudo o que é bom. (Sl.29:11).

5 simples passos para levar seus amigos para a igreja


Todo mundo tem um amigo que não é chegado numa igreja não é? Talvez essa pessoa tenha tido uma experiência ruim, talvez encontrasse um cristão que freqüentava uma igreja e que não era exatamente um bom modelo de pessoa, talvez ache que o povo que freqüenta igreja não se diverte. Enfim, há diversas razões hoje para não se ir a uma igreja. Mas, se você é um bom companheiro, você com certeza quer que seu amigo conheça esse Deus poderoso que está mudando sua vida.

O problema é que hoje em dia falar de igreja soa chato. A maioria das pessoas pensa que nós queremos converter todo mundo (e nós queremos, mas vamos manter esse nosso plano em segredo por enquanto ok?! e pegar logo todo o dinheiro delas. Logo, quando você fala de igreja, há um distanciamento natural entre você e seus amigos. Pensando nisso, nós criamos cinco passos para você chamar seus amigos para a igreja.

1 – Ore: Como sempre, antes de tudo, ore. A oração é a base de um cristão. Coloque para Deus a sua vontade de levar esse seu amigo para os caminhos certos. Se abra para o Pai, peça por oportunidades, peça sabedoria para você ser um bom amigo. Com certeza, a vontade de Deus é que seu amigo o conheça, mas o nosso Pai pode ter um tempo diferente do nosso. Portanto, ore.

A oração de um justo é poderosa e eficaz.

Tiago 5:16

2- Espere: Ok, essa parte é importante. Não ore na segunda e chame seu amigo na terça. Assim como você não planta em um dia e colhe no outro, não ore em um dia e chame logo em seguida. Como tudo nessa vida, você vai ter que ter paciência. Lembre que o tempo de Deus é diferente do seu e que os planos Dele são maiores e melhores que os seus. Espere pelo tempo certo e enquanto isso vá fazendo os outros itens.

3 – Leve eles pelo bom exemplo: Nada é mais poderoso para um não cristão do que o seu testemunho pessoal. Isso mesmo, se você é uma pessoa correta, que não tira vantagem dos outros, que não procura atalhos, você com certeza vai ganhar a admiração do seu amigo. E ele com certeza vão querer saber o que de diferente você tem.

4 – Promova: Isso mesmo, agora você deverá usar todos seus talentos em marketing nessa parte. Promova. Se você quer vender um produto, você tem que falar dele, apontar os pontos positivos e tudo mais. Fale da igreja, conte a ele como seu pastor é engraçado (as pessoas se surpreendem ao saber que pastores são engraçados), como você tem bons amigos na igreja também. Conte a ele sobre os programas que seu grupo de jovens tem: os filmes, acampamentos e tudo mais. Enfim, fale, promova a sua igreja. Comece aos pouquinhos, para fisgá-los e vá falando cada vez mais conforme o interesse do seu amigo aumentar.

5 – Convide: Agora chegou a grande parte, o convite. Se você puder, peça para seu pastor ou líder de jovens para fazer uma programação diferente. Um filme evangélico, um churrasco (comida sempre atrai os jovens) ou algo mais informal. Por quê? Para quebrar o gelo. Muitas pessoas pensam que a igreja é uma coisa chata, sem vida. Cabe a você mudar isso. E programas mais informais como esses ajudam seu amigo a relaxar e tiram um pouco a pressão em cima dele sobre estar em uma igreja. Se possível, combine com seu grupo de jovens para eles trazerem amigos não cristãos nesse dia também. Apresente seu amigo para seus amigos da igreja, peça para que seus amigos conversem bastante com seu amigo de fora da igreja. Fazendo isso, seu amigo se sentirá feliz. Diga-me aí, você não gostaria que, ao entrar em um ambiente novo, ser recebido por 4 ou 5 pessoas que demonstram total interesse em você? Que perguntam onde você mora, se trabalham, quantos anos tem se gosta de futebol e tudo mais? Peça para seus amigos na igreja fazerem isso com seu amigo. Quando ele perceber que a igreja não é chata, que possui pessoas legais, ele vai ficar muito mais animado para ir à igreja e aí sim, comparecer em culto normal, com louvor, pregação e tudo mais. 



Bom, esperamos que essas dicas sejam úteis e que você possa trazer vários amigos para a igreja. O modelo é simples, só exige dedicação, esforço e paciência. Comece agora, leve seu amigo pra igreja.

quinta-feira, 15 de setembro de 2016

Simpatia ou Misericórdia?


Bem-aventurados os misericordiosos, porque eles alcançarão misericórdia. (Mateus 5:7)





Não posso mensurar o caos que nosso mundo se encontra. Nem a dor e o sofrimento que centenas de milhares estão submetidas nesse momento. Onde está a mão amiga, indulgente e amorosa a ser estendida a essas miseráveis almas? Será possível que ninguém virá ao seu socorro, proporcionando-lhes um pouco de alívio?

Querido eu não estou dizendo daqueles cristãos que se quebrantam ao ver alguém sofrendo; ou até encham os olhos de lágrimas quando assistem um noticiário ou veem nas ruaspessoas sofrendo. Essas são aquelas pessoas que ficam apenas no campo da teoria.

Elas têm simpatia com o sofredor, porém nada mais fazem!

A misericórdia vai além disso: é trabalharmos para o alívio dessa gente. É o quebrantamento de coração seguido de atitudes das mãos. Não confunda simpatia com misericórdia. Estamos cheios disso, cheios de hipocrisias, cheios de marketing, entretanto vazios de misericórdia.

Cristo disse que essa seria uma marca autêntica do verdadeiro povo de Deus: a misericórdia! Paremos um pouco com nossos egoísmo e pressa nervosa, para atender às necessidades dos nossos semelhantes, que clamam por alguém caridoso, compassivo, que lhe dê ao menos um pouco de alívio em meio a tanta dor e sofrimento. Veja só, esse alguém é você!



Pastor Paulo Junior

segunda-feira, 29 de agosto de 2016

Vencendo a Ansiedade



LEITURA BÍBLICA

Mateus 6.25-30, 33,34.

25 – Por isso, vos digo: não andeis cuidadosos quanto à vossa vida, pelo que haveis de comer ou pelo que haveis de beber; nem quanto ao vosso corpo, pelo que haveis de vestir. Não é a vida mais do que o mantimento, e o corpo, mais do que a vestimenta?

26 – Olhai para as aves do céu, que não semeiam, nem segam, nem ajun­tam em celeiros; e vosso Pai celestial as alimenta. Não tendes vós muito mais valor do que elas?

27 – E qual de vós poderá, com todos os seus cuidados, acrescentar um cavado à sua estatura?

28 – E, quanto ao vestuário, porque andais solícitos? Olhai para os lírios do campo, como eles crescem; não trabalham, nem fiam.

29 – E eu vos digo que nem mesmo Salomão, em toda a sua glória, se vestiu como qualquer deles.

30 – Pois, se Deus assim veste a erva do campo, que hoje existe e amanhã é lançada no forno, não vos vestirá muito mais a vós, homens de pequena fé?

33 – Mas buscai primeiro o Reino de Deus, e a sua justiça, e todas essas coisas vos serão acrescentadas.

34 – Não vos inquieteis, pois, pelo dia de amanhã, porque o dia de amanhã cuidará de si mesmo. Basta a cada dia o seu mal.

INTRODUÇÃO

A ansiedade está no topo da lista dos grandes males que afligem a sociedade dos nossos dias. Acon­tecimentos veementes e pavorosos por toda parte, têm levado inúmeras pessoas a se preocuparem demasia­damente com a segurança e o futuro. Mesmo entre os crentes em Jesus, há os que se deixam dominar pela ânsia, agitação e medo, anulando a fé em suas vidas. O Senhor Jesus, em seus ensinos, revelou-nos o ca­minho para vencermos a ansiedade, demonstrando que o Deus que cuida das aves e dos lírios do campo, é o mesmo que cuida de nós com seu imenso amor. Para tanto, basta tão somente confiarmos nEle e buscar­mos seu reino e justiça em primeiro lugar.

l – CAUSAS DA ANSIEDADE

A psicologia define a ansiedade como um estado emocional doloro­so, marcado por inquietude, medo e acompanhado por certo grau de perturbação do sistema nervoso. Algumas de suas principais causas são:

1. Fé vacilante.

A fé vacilante em Deus é a principal causa da an­siedade (vv.30-34). Uma fé fraca e inconstante pode resultar em uma série de “medos”. São sentimentos de grande inquietação ante um perigo real ou imaginário: medo do insucesso, de enfermidades, de rejeição, de perder o emprego, de falência, do futuro, e até da morte (Sl 39.6; Ec 4.6; Lc 10.41; 12.29; 21.34).

2. Cuidados excessivos com a vida. Vejamos os principais:

a) Cuidados com a ascensão so­cial.

Querendo ou não, em algumas situações, somos forçados a compe­tir o tempo todo. Na vida profissio­nal, por exemplo, muitos disputam promoções, nem sempre de forma leal. O esforço para se manter em constante ascensão social e profis­sional é uma das principais causas de ansiedade no mundo moderno.

A inquietação ansiosa de Saul, em razão do sucesso de Davi, trouxe ao rei intensas perturbações e sérios problemas de ordem física, mental e espiritual (1 Sm 18.7-16).

b) Cuidados com o acúmulo de bens materiais.

Muitos compram uma f casa pequena hoje, desejam outra j maior amanhã, depois uma mansão, I e mais tarde um castelo (Pv 15.16; 30. 15). Segundo a Bíblia, “não há fim” para o trabalho dos homens e “nem os seus olhos se fartam de riquezas” (Ec 4.8). Contudo, somos admoesta­dos pelo Senhor a vivermos uma vida piedosa e cheia de contentamento (Lc 3.14; Fp4.11; 1 Tm 6.6-8).

II – O ESTRESSE COMO CON­SEQUÊNCIAS DA ANSIEDADE

1. A ansiedade conduz ao estresse.

Estresse é o resultado de um conjunto de reações orgânicas e psíquicas do organismo humano quando exposto a estímulos como provocação, irritação, medo etc. Esta doença afeta milhares de pes­soas em todo o mundo, inclusive os crentes e seus líderes. Moisés, Elias e Paulo, experimentaram certo nível de estresse em seus ministérios (Êx 18.18; 1 Rs 19.3,4; 2 Co 1.8), mas, pela graça de Deus, em tudo foram vencedores (Rm 8.37).

a) Causadores de estresse.

Entre as causas mais comuns des­tacam-se: excesso de trabalho, mu­danças drásticas na vida (divórcio, perda de emprego, morte de um ente querido), tensões prolongadas decorrentes de problemas familia­res, hábito constante de estar se culpando e achando-se indigno pe­rante o Senhor (Sl 73; Pv 24.19-21; Ec2.22,23).

b) Sintomas do estresse.

Os sin­tomas mais frequentes são: estafa, fraqueza, dificuldade para raciocinar e memorizar, desânimo, enfermi­dades, perda da libido, depressão, alteração do apetite, desânimo, inclusive para orar e ler a Palavra de Deus. Contra esses males leia: Sl 37.5; 90.17; 91; Mt 11.29,30; Fp 4.6,7,11-13. Além das debilidades físicas, a ansiedade e o estresse alimentam pensamentos negativos, drenam a energia da pessoa, redu­zindo sua produtividade e capaci­dade de tomar decisões sensatas. O crente, entretanto, é admoestado a pensar no que é verdadeiro, a crer e a viver a paz de Deus (Jo 14.1,27; Fp 4.7,8).

III – COMO EVITAR A ANSIEDADE

A ansiedade não terá lugar em nossas vidas quando dermos prio­ridade a Deus, especialmente nas seguintes situações:

1. Diante das finanças.

A Bíblia afirma que Deus deve estar em primei­ro lugar também em nossas finanças (Mt 6.19-34). Portanto, devemos evitar a avareza e a busca desesperada pêlos recursos deste mundo (1 Tm 6.6-11). As riquezas que acumulamos nesta vida são perecíveis e passageiras, mas as que ajuntamos no céu são perenes (Mt 6.19,20; Lc 12.16-21). Por isso Je­sus nos alertou: “onde estiver o vosso tesouro, aí estará também o vosso coração” (Mt 6.21). Os bens materiais e a prosperidade são dádivas divinas (Ec 5.19 cf. 3.13;1 Tm 6.1 7). O que a Palavra de Deus condena é o materia­lismo avaro que cativa suas vítimas a este mundo, fazendo-as desprezar o Reino de Deus (Mt 13.21,22; 2 Tm 4.10).

2. Diante das necessida­des cotidianas.

Segundo Mateus 6.25-32, não precisamos nos pre­ocupar sobre o que iremos comer, beber ou vestir. Tal inquietação é infrutífera (v.27), inadequada para o crente e sinónimo de incredulidade (vv.31,32). O Senhor se apraz em suprir todas as nossas necessidades (2 Co 8.9; Ef 1.3; Fp4.19).

3. Diante do trabalho para o Senhor.

Deus deve estar acima do trabalho que realizamos para Ele mesmo. A Palavra afirma: “Buscai primeiro o Reino de Deus, e a sua justiça” (v.33), isto é, as realidades celestiais deverão vir à frente das terrenas. Aqui temos uma verdadeira escala de valores: o corpo vale mais do que seu vestuário, a vida vale mais do que a comida que a sustenta (vv.25-32), e acima das coisas terre­nas, está o Senhor, Todo-Poderoso. Entregue a Cristo a direção e o con­trole total de sua vida, e desfrutarás do seu onipotente e eterno cuidado (Rm8.32; 2 Co 9.8-11).

IV – COMO VENCER A ANSIEDADE

O que fazer quando estamos ansiosos? Em suma, devemos pedir a Deus que nos dê sua paz (Jo 16.33; Fp 4.6,7; 1 Pe 5.7) e nos conceda sabedoria para fazermos o que é certo ao resolvermos os problemas que nos afligem (Tg 1 .5,6). Ademais disso:

1. Seja fiel a Deus e não co­biçoso.

As riquezas deste mundo, sem a bênção e a sabedoria divina, contaminam nossa vida com a cobi­ça (Mt 6.22,23; Lc 11.34-36; 1 Tm 6.6-11; Hb 13.5), inquietações e incertezas (Ec 5.12; Lc 18.25; 1 Tm 6.17). Todavia, a fidelidade a Deus enriquece o justo em todos os seus caminhos (Pv 10.6; 28.20). Creia que Deus é suficientemente poderoso para fazê-lo prosperar em todas as coisas (Ef 3.20,21; 2 Co 9.8-11).

2. Confie na provisão divina (Mt 6. 30-34).

Deus não apenas co­nhece nossas necessidades primárias (Mt 6.11,25), mas nos socorre nas an­gústias e tribulações (Sl 107.28-30; 2 Co 1 .3,4). Ele é poderoso “para fazer infinitamente mais do que tudo quanto pedimos ou pensamos” (Ef 3.20 – ARA). Creia que o Senhor “é galardoador dos que o buscam” (Hb 11.6), e “não é injusto para se esque­cer da vossa obra e do trabalho de caridade que, para com o seu nome, mostrastes, enquanto servistes aos santos e ainda servis” (Hb 6.10). O Senhor jamais se esquece dos seus filhos (Is 49.1 5; Hb 13.5). Seus olhos e ouvidos não estão cerrados à nossa oração (Is 59.1; 65.24).

CONCLUSÃO

Nosso maior anseio deve ser a presença de Deus e a busca de seu Reino (Sl 42.1; 130.6). Não se preocupe com as demais coisas! Descanse no Senhor! Coloque um fim a toda ansiedade que procura tirar sua paz e prejudicar sua comunhão ;com Deus (Sl 37.7). Saia imediatamente do labirinto da escuridão e do medo! Liberte-se das correntes que o prendem a esse mal! Permaneça em Cristo pela fé (Sl 55.22; l Pe 5.7) e aceite o amoroso convite de Jesus (Mt 11.28-30).

fonte: arautodecristo.com

terça-feira, 9 de agosto de 2016

Jovem Cristão: Influenciador ou Influenciado?

Bom gente, por muito tempo que vivemos no mundo, sempre seguimos os padrões do mundo e o que o mundo diz que é “bom”, diversas vezes o inimigo manda setas para cairmos e tentações para desistirmos, porem devemos lutar contra os padrões desse mundo e não tomar a sua forma, mas nos renovar e nos tomar forma do padrão Deus para que possamos experimentar a vontade de Deus para nossas vidas, mas essa vontade ela tem escalas boa, agradável e perfeita, faça a melhor escolha a perfeita, mas toda escolha tem uma renúncia. Você quer viver o melhor de Deus? Não tome o padrão deste mundo para você.

Rm 12:2 “E não vos conformeis a este mundo, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus.”

Padrão no dicionário Aurélio significa “tornar-se referência”, quando tornamos referência de algo ao mesmo tempo somos padrão desse mesmo algo, porem é necessário que você entenda que você já é referência de alguma coisa.
Exemplo: O que seus amigos que não são da igreja pensa de você? Pronto… Você já é referência de algo positivo ou negativo, significa que você leva o padrão do mundo ou de Deus para seus amigos…
Iaii você tem sido influenciado ou influenciador? Padrão do mundo ou de Deus!?!?

Mateus 6.24 – Ninguém pode servir a dois senhores; porque ou há de odiar um e amar o outro, ou se dedicará a um e desprezará o outro.

Gálatas 6: 7 Não erreis: Deus não se deixa escarnecer; porque tudo o que o homem semear, isso também ceifará.


Vivemos em um tempo onde nós jovens devemos ser exemplo na fé, na pureza, nas palavras, no amor e nas atitudes que tomamos, devemos ser padrão e sermos referência de Deus para as pessoas e assim como Felipe na bíblia não ter medo de falar para as pessoas: Pode olhar para a minha vida porque eu sou a imagem de Jesus nessa terra.



Que você seja assim em nome de Jesus.



Amem.
Texto: Thais Luisa e Victor de Paula.

segunda-feira, 25 de julho de 2016

Alegrei-me quando me disseram: Vamos à casa do Senhor.

O autor do salmo 122 (tradicionalmente atribuído a Davi) inicia o texto declarando sua satisfação e pleno contentamento com o convite recebido e prontamente aceito de subir a Jerusalém e participar das celebrações em louvor e adoração a Deus.

Participar do culto público é realmente um imenso e imerecido privilégio que devemos valorizar ao máximo, sendo cada oportunidade singular. O salmo 84 descreve os tabernáculos de Deus como amáveis, encontrando-se a alma do adorador envolta num desejo tão intenso de cultuar ao seu Criador que seu estado é descrito como prestes a desfalecer. O salmista classifica como “bem-aventurados” os que habitam na casa do Senhor, afirma que “um dia” nos átrios de Deus, “vale mais que mil” em qualquer outro lugar; e que prefere estar à porta da casa do seu Deus, “a permanecer nas tendas da perversidade”.

O salmo 42 retrata a angustia do adorador em decorrência do exílio que lhe fora imposto, estando, assim, longe do templo e privado do culto a Deus. Seu estado é comparado ao de um animal sedento prestes a perecer – “Como suspira a corça pelas correntes das águas, assim, por ti, ó Deus, suspira a minha alma. A minha alma tem sede de Deus, do Deus vivo.” Não poder participar do culto público que ao Senhor é devido certamente se constitui em uma das maiores privações que o cristão pode sofrer.

Apesar do ensino bíblico quanto à participação no culto ao Senhor como dádiva graciosa de Deus e, portanto, digna da mais alta estima e consideração, com tristeza constatamos que o comportamento de alguns irmãos durante os momentos de celebração denota desprezo, descaso, indiferença e desrespeito para com o serviço divino. Não é incomum observarmos conversas paralelas, risadas e a realização de brincadeiras por pessoas adultas no transcurso dos atos de adoração ao Senhor.

“Guarda o teu pé, quando entrares na Casa de Deus” é a solene advertência do escritor bíblico (Ec 5.1a), pois o ato de culto deve ser realizado com reverência e santo temor. Certamente o autor inspirado não está ensinando que a bênção de cultuar a Deus é algo triste, sombrio, enfadonho ou melancólico. Antes devemos ser fervorosos, participativos, alegres, dinâmicos sem, contudo, nos portarmos de forma frívola, leviana, irresponsável e desrespeitosa.

Corrigindo graves distorções quanto ao culto, que comumente eram praticadas na igreja de Corinto, o apóstolo Paulo determina que “tudo, porém, seja feito com decência e ordem”.

Nosso comportamento em geral e, de forma peculiar, durante a adoração, deve ser marcado pela decência e pela ordem.

Alguns procedimentos devem ser adotados objetivando uma adequada e proveitosa participação no culto público que a Deus é devido:

A) Evite chegar atrasado, pois a pontualidade reflete a importância do compromisso;

B) Em chegando (excepcionalmente) após o inicio do culto, seja discreto e silencioso;

C) Não entre durante a leitura da Bíblia e oração; aguarde o término e só então tome o seu lugar;

D) O celular deve permanecer desligado; os profissionais que necessitam manter o aparelho funcionando devem usar o “modo silencioso”;

E) Não se envolva em conversas e brincadeiras durante o culto. Sua atenção deve estar voltada para o ato de adoração;

F) Não traga para o templo alimentos e líquidos (água, suco, refrigerante). A exceção aplica-se à ingestão de medicamento por parte de pessoas impossibilitadas ou com dificuldade de locomoção;

G) Evite deslocamento desnecessário;

H) Os pais ou responsáveis devem instruir as crianças quanto à importância da reverência durante o culto. Jogos e troca de e-mails não são oportunos durante o momento de adoração;

I) O vestuário deve refletir a sobriedade da ocasião. Alguns trajes que, oportunos em outros lugares, são incompatíveis para o uso na casa de Deus.

Segundo nossa Constituição (CI/IPB), compete especialmente aos Diáconos dentre outras atribuições: “a manutenção da ordem e reverência nos lugares reservados ao serviço divino” e a “fiscalização para que haja boa ordem na casa de Deus e suas dependências” (Art. 53, alíneas “c” e “d”). Os Diáconos são oficiais dignos do nosso respeito e atenção, que com devoção se empenham no cumprimento de suas atribuições bíblicas e constitucionais. Estejamos atentos às recomendações por eles apresentadas, pois visam o nosso bem.



Que nossa participação no culto ao Senhor seja sempre marcada pela alegria, gratidão, reverência e plena consciência que estamos diante do Senhor de toda a terra.

“Pois o SENHOR Altíssimo é tremendo, é o grande rei de toda a terra”.




Rev. Jailto Lima do Nascimento

sábado, 23 de julho de 2016

OBRIGADO SENHOR MEU DEUS.



Cada dia, Senhor,
Surgem oportunidades para provar que Tu és
uma fonte inesgotável de poder ilimitado,
eficaz e acionado pela minha fé.

Vejo que as minhas orações são sempre ouvidas.
Uma a uma, e ao Seu tempo são respondidas.
E é por isso, que posso confiar
que a porta que o Senhor vier abrir para mim,
ninguém poderá fechar.


Tu és o Deus que opera quando
o homem diz: “Não dá”.
E abre um caminho onde solução: “não há”.

És o Deus que tem a cura para todo o mal,
mesmo aquele que a ciência não pode curar.
Se algum problema se levantar e tentar me parar,
declaro Tua palavra e o mal é lançado ao mar!

Eu confio em Ti, não temo e não vou me abalar
mesmo que a morte venha me encarar,
pois o Teu poder e a Tua graça me fazem ver que sou
muito mais que vencedor.

E quando a Lua se esconder é porque
o Sol está para nascer,
e ao nascer do Sol,
vejo que o Senhor não está do meu lado
e sim me carregando no colo!

Obrigado Senhor Meu Deus!
Por não me abandonar e fazer parte da minha vida.
Obrigado, ainda mais,
por estar cuidando de todas estas pessoas
que estarão lendo esta mensagem.
E por lhes mostrar, que nas tribulações,
elas estarão sempre em seu colo!

terça-feira, 21 de junho de 2016

Célula de Jovens - Geração de Samuel aos sábados as 17:00 hrs / Rua Elias Salim Caucabene, 120 - Jardim do Lago.




A paz do Senhor a todos, é agora a nossa Igreja Catedral Internacional da Fé - Descalvado, tem uma célula para os jovens!. Glorias a Deus por isso !!!

Bom pra quem já é de casa essa palavra CÉLULA é mais do que conhecida. Mas para você que está chegando agora ou algum dia visitou nossa igreja ou participou do Aviva Jovem que é o culto de jovens que acontece todo 2º sábado do mês, vou explicar resumidamente o que é Célula.


As células são pequenos grupos de pessoas que se reúnem na casa de um dos integrantes do grupo. Todas as células juntas formam a igreja. Cada célula possui um líder, a célula também serve como um momento de integração entre os membros da igreja que tem a oportunidade de orar, fazer novas amizades e aprender juntos sobre as promessas da palavra de Deus. Sempre que os irmãos se encontram, a célula acontece. A primeira característica da célula é ser comunidade, e não o fato de existir como uma reunião.



E você jovem já tem uma Célula?! pense bem, agora você tem uma opção, Célula GERAÇÃO DE SAMUEL, todos os sábados as 17:00 hrs.


Rua: Elias Salim Caucabene, 120 - Jardim do Lago. Na casa do Ricardo e Juliana.





quinta-feira, 5 de maio de 2016

NEM JESUS GOSTAVA DE GENTE INTERESSEIRA!


Texto base: Jesus respondeu: “A verdade é que vocês estão me procurando, não porque viram os sinais miraculosos, mas porque comeram os pães e ficaram satisfeitos”. – João 6.26 (NVI).

Suponha que você conheça alguém rico e generoso, e deseja apresentá-lo aos seus conhecidos. Este desejo, porém, carrega consigo ambições interesseiras. O desejo não é a amizade, mas os bens deste homem. 

Infelizmente, grande parte da igreja evangélica caminha neste caráter. Igreja interesseira! Não apresentam a Cristo, mas suas bênçãos. O negócio é se dar bem e Jesus é meio para isso. Vão a Cristo para subir na vida, porém, como alguém já disse, “nosso símbolo é uma cruz, e não uma escada”.

Como é horrível conviver com gente interesseira. Veja que Jesus não tinha o menor interesse neste tipo de gente (Jo 6.25-27). 

O texto do capítulo 6 do evangelho de João trata justamente disto. Jesus estava com seus discípulos a caminho do mar da Galileia (ou mar de Tiberíades). Uma multidão O seguia. Certa hora, vendo Jesus que o povo estava faminto, perguntou aos discípulos onde poderiam comprar pão. Jesus fez esta pergunta para testar Felipe, pois o Senhor sabia o que haveria de acontecer.

Levaram até Jesus cinco pães e dois peixes, e o Senhor os multiplicou. Todos comeram até de se fartar e ainda sobraram cestos e cestos. O povo vendo isto afirmou ser Jesus o profeta que devia vir ao mundo. A multidão, no entanto, queria a força fazer d’Ele um rei.

Jesus, então, se retira da multidão, despede os discípulos no barco e vai ao monte para orar. No meio da noite uma tempestade se levante. O Senhor vai até o barco dos discípulos e os socorre. Em chegando ao outro lado da margem, advinha quem o esperava? A Multidão! As mesmas pessoas beneficiadas pelo milagre da multiplicação.

O Senhor ficou muito aborrecido com aquilo. Diferente dos “profetas” de hoje que desejam ser idolatrados pela multidão - e por isso falam o que o povo gosta de escutar ao invés o que precisa escutar -, disse: “A verdade é que vocês estão me procurando, não porque viram os sinais miraculosos, mas porque comeram os pães e ficaram satisfeitos”.

A multidão o seguia por aquilo que Jesus podia beneficiá-los. Mesmo assim, com tudo, pediram mais sinais para saber se de fato podiam confiar n’Ele. Muita gente faz de Jesus um amuleto para conseguir algo. O povo se empenhou, atravessou o mar, enfrentou tempestades, porém, de olho no que Cristo poderia fazer e não no que podia ser para eles.

Ligue a televisão para assistir um programa evangélico e logo irá perceber, por meio dos testemunhos, que eles estão em busca do “pão da terra” e não do “pão do céu”. Eles citam o nome “Jesus” porque comeram do pão da terra e continuam a invocá-lo porque não estão satisfeitos com que o possuem.

Isso nada tem a ver com a vontade de Deus! Alias esse povo não sabe nem o que isso significa - “vontade de Deus”. Eles não pedem; antes, determinam! Não oram mais “que se faço a Tua vontade”, mas “a minha”. A “vontade de Deus, entretanto, é dar vida eterna a todos o que n’Ele crer” (Jo 6.40).

Após este duro discurso de Jesus, todavia, verdadeiro, Ele foi abandonado pela multidão. Sobraram somente os discípulos. Eis aí a questão: discípulo caminha junto. Quando Jesus convida-os a se retirar como fez o povo, Pedro, porém, disse o que todo discípulo de Cristo diz: “Senhor, para quem iremos? Só Tu tens as palavras de vida eterna”.

Seja mais criterioso com o que é dito no púlpito da sua igreja. Qual é o foco: Cristo ou as bênçãos do Cristo? Não seja um interesseiro com ambições egoístas. O cristianismo veio para tirar o homem da sua zona de conforto e confrontá-lo justamente naquilo que ele “acha que pode”.

Cristo não deseja apreciadores, Ele chama discípulos. Caso você seja alguém com interesses escusos, você está procurando isto em lugar errado, como disse C. S. Lewis: “Se você está à procura de uma religião que o deixe confortável, definitivamente eu não lhe aconselharia o Cristianismo”.

Nem Jesus buscou seus próprios interesses, mas os do Pai. Por estas e outras que o cristianismo é diferente de tudo o que há entre os homens, pois foi planejado no Céu, como está escrito:

“Cada um cuide, não somente dos seus interesses, mas também dos interesses dos outros. Seja a atitude de vocês a mesma de Cristo Jesus.” - Filipenses 2:4,5 (NVI)


Considere este artigo e arrazoe isto em seu coração,

Por Fabio Campos

sexta-feira, 8 de abril de 2016

Jaboque e Peniel: do confronto ao encontro com Deus


Gênesis 32.22-32

-Introdução: Tanto Jaboque como Peniel são os nomes de um mesmo lugar antes e depois. Refere-se a um ribeirão afluente do rio Jordão em Israel. O texto cita especificamente um vau, que é uma parte mais rasa e espaçosa do rio que serve para passagem a pé.
A vida de Jacó foi totalmente transformada depois que atravessou o vau de Jaboque, lugar que posteriormente chamou de Peniel. Este lugar foi o cenário de uma linda história de transformação de vida. Jacó vinha de um tempo de luta e desejava recomeçar sua vida quando atravessou o vau daquele rio.
Existem ‘passagens’ em nossas vidas que servem para transformação de nosso ser. Talvez você esteja passando por um momento assim, tudo parece raso e largo, mas na verdade você está lutando consigo mesmo, com seu próximo e com Deus.
Você está passando por lutas?
Vamos refletir na luta que Jacó travou e a mudança em sua vida:



1- JABOQUE > o Confronto com Deus: v.22-25

O nome Jaboque significa espalhar ou murmurar[1]. Também representa um lugar de passagem conhecido como ‘vau’ no rio Jaboque.
Tudo estava sob controle para Jacó. Escolheu um lugar seguro para transpor o rio e colocou sua família passando na sua frente com todos os seus pertences (Gênesis 32.22,23). Tinha um plano ‘b’ caso não conseguisse o que queria (Gênesis 32.8). Mas quando pensava que tudo estava tranquilo precisou passar por uma grande batalha.
Jacó passava por três tipos de confrontos no vau de Jaboque:
-Confronto consigo mesmo: antes de passar o ribeiro fez uma oração reconhecendo seus erros (Gênesis 32.9-12).
-Confronto com o próximo: Jacó deixou seu sogro Labão (Gênesis 31.43-55) e agora se preparava para rever seu irmão Esaú (Gênesis 32.3-8).
-Confronto com Deus: Quando ficou sozinho no vau de Jaboque, um anjo lutou com Jacó que ficou mancando para que se lembrasse de suas fraquezas e que não pode vencer a Deus (Gênesis 32.24-25).
Quantas vezes fazemos como Jacó e colocamos tudo à nossa frente, família, bens e achamos que está tudo sob controle, que está raso e não teremos problemas na passagem. Mesmo assim conseguimos espalhar tudo e murmurar da vida. Quando lutamos conosco mesmos, sofremos. Ao lutar com o próximo, ferimos pessoas. Mas quando lutamos com Deus somos marcados por Ele para sempre.
Quando estamos sozinhos muitas vezes lutamos conosco mesmos e com Deus. Muitas de nossas lutas e reclamações com as pessoas representam a mudança que precisamos viver em nossa vida. A fonte desta insatisfação é a necessidade de um encontro com Deus. Existem momentos que Deus nos cerca e chega a hora de resolver nossos conflitos.
Você está sendo confrontado?
Pare de reclamar!


2- PENIEL >o Encontro com Deus: v.26-32
Peniel significa ‘a face de Deus’ (Gênesis 32.30) porque foi ali que Jacó teve seu encontro com Deus. Aquele lugar que parecia raso e aberto se encheu com a presença do Senhor. Jacó foi persistente e não aceitou sair dali sem a bênção de Deus (v.26).
Na luta com Deus, quando o homem pensa que ganha, na verdade está perdendo e quando se rende, alcança a vitória (Marcos 8.35).
Jacó teve três tipos de encontros em Peniel:
-Encontro consigo mesmo: quando o anjo lhe perguntou seu nome, disse Jacó, reconhecendo que era enganador e ‘aquele que segura pelo calcanhar’ (v.27).
-Encontro com o próximo: logo ali do outro lado do vau se encontrou com seu irmão Esaú e reconheceu a presença de Deus na vida de seu irmão (Gênesis 33.10).
-Encontro com Deus: Jacó recebeu a bênção que pediu e um novo nome, passando a chamar-se Israel que significa ‘príncipe de Deus’ (v.28). Quando perguntou o nome do anjo, este não quis responder porque não deveria haver dúvida da presença de Deus (v. 29,30).
A vida de Jacó foi transformada, por isso recebeu um novo nome e também quis mudar o nome daquele vau de Jaboque para Peniel, pois não iria mais murmurar e sim buscar a face de Deus. Por isso conseguiu olhar para seu irmão e dizer que “vi o teu rosto como se tivesse contemplado o semblante de Deus” (Gênesis 33.10). Agora Jacó enxergava a presença de Deus estava em todos os lugares, pessoas e na sua própria vida.
Em nossas vidas muitas vezes queremos resolver os problemas com as pessoas do nosso jeito, mas antes de tudo precisamos ter um encontro com Deus e passar por uma transformação. Por isso as pessoas mudam de lugar, de emprego, de amigos e relacionamentos e os mesmos problemas se repetem. Antes de as coisas mudarem do lado de fora é preciso que haja mudança dentro de nós.
Há quanto tempo você tem lutado?
Busque a face de Deus!


Deus quer mudar sua vida!

-CONCLUSÃO:

Podemos dividir este rio dando estes nomes às duas margens. A margem anterior à travessia, chamamos de Jaboque e a margem depois da mudança na vida de Jacó podemos dizer que é Peniel, porque foi do outro lado do rio que Jacó deu este nome.
De que lado do rio você está? Do lado de Jaboque, murmurando e confrontando tudo e todos ou do lado de Peniel buscando um encontro para contemplar a face de Deus? Para saber isso, basta olhar para os lados e para si mesmo, se você vê problemas em tudo é porque está no Jaboque, mas se consegue apesar das dificuldades, ver a face de Deus, então já passou para Peniel.
Se você estiver nesta passagem, deixe Deus transformar sua vida e tudo o mais, como lugares e pessoas serão transformados pelo poder de Deus.
Saia do Jaboque e venha a Peniel!

AUTOR: PR. WELFANY NOLASCO RODRIGUES

sábado, 26 de março de 2016

Um Chamado a Liderança


A Liderança é um dom que Deus deu ao homem e que deve ser utilizado para abençoar a vida das pessoas. Quando não utilizamos este dom fundamentados na Palavra de Deus, nos tornamos injustos, tiranos e prejudicamos nossa própria vida e daqueles que nos cercam.

Atualmente com frequência vemos ao nosso redor ou nos meios de comunicação notícias que muito nos entristecem, onde casos de separação de casais, homicídios, sequestros, roubos, traições, injustiças tornam-se cada vez mais comuns.

Diante deste cenário muitas pessoas até já perderam a esperança de que algo realmente novo possa acontecer para mudar os corações e mentes das pessoas para que possam viver em amor.

Realmente quando olhamos para o homem, há pouca esperança. Mas quando lemos a Bíblia, vemos que ela nos ensina a olhar para Jesus Cristo, o autor e consumador de nossa fé (Hebreus 12:1). Somente Jesus tem poder para transformar situações, corações e mentes.

Você é o líder que Jesus quer levantar para liderar sua família para uma vida melhor, com paz, harmonia e comunhão com Deus. Não fique pensando que você não tem condições para essa tarefa, pois Jesus irá capacitá-lo com sabedoria, fé e atitude.

Este é o Chamado à Liderança que Deus faz para você hoje! Assim como Moisés foi chamado para ser o líder responsável por libertar o povo de Deus dos mais de 400 anos de escravidão no Egito, assim ele fará com você para libertar as pessoas que você ama da escravidão dos vícios, do crime, da prostituição, etc. que tanto aprisionam e levam à morte.

Busque hoje a presença de Deus, diga a Ele que você quer ser usado para abençoar e libertar vidas, e Ele te levantará e te ajudará!

O Verdadeiro Significado da Páscoa


A origem da celebração da Páscoa está na história judaica relatada na Bíblia, no livro chamado “Êxodo”. Êxodo significa saída, e é exatamente a saída dos judeus do Egito que esse livro relata.

Quando Ramsés II, rei do Egito, subiu ao trono, apavorou-se com o crescimento do povo de Israel, achando que esse crescimento colocava em risco o seu poder. Essa preocupação, deu início a uma série de ordens e obras que levaram os judeus a um período de grande sofrimento.

A Bíblia nos ensina que Deus, vendo o que se passava com seu povo, escolheu Moisés para tirá-los dessa situação, dando a ele os poderes necessários para o cumprimento da missão. Na semana em que o povo de Israel iniciou sua jornada para sair do Egito, Deus ordenou que comessem ervas amargas, pão sem fermento e sacrificassem um cordeiro por família.

Essa celebração recebeu o nome de Pessach, que em judaico significa passagem, nesse caso da escravidão à liberdade. Daí surgiu a palavra Páscoa.

Jesus Cristo deu novo significado à Páscoa. Ele trouxe a mensagem da salvação, amor, reconciliação entre o homem e Deus, esperança de uma vida melhor, trouxe o ensinamento para que o povo se libertasse dos sofrimentos e das maldades praticadas naquela época.

A morte de Jesus Cristo representa o fim dos sofrimentos e a vitória sobre a morte e o pecado. A sua ressurreição simboliza o início de uma vida nova, baseada na vontade de Deus.

Jesus Cristo é a nossa Páscoa, pois como cordeiro foi morto e todo aquele que aceita a morte e ressurreição de Jesus Cristo passa da morte para a vida, das trevas para a luz. A celebração da Páscoa representa uma oportunidade de fazermos uma retrospectiva em nossas vidas, e estabelecermos um ponto de recomeço, de sermos melhores, de sairmos do “Egito”, que simboliza sofrimento, tristezas e opressão e entrarmos numa nova vida de paz e alegria através de Jesus Cristo.

quinta-feira, 24 de março de 2016

Nosso Ministério agora também está presente no site http://cms.aviva-jovem-descalvado.webnode.com/ . Em breve estará repleto de bons conteúdos: entrevistas, notícias, atualidades, e muito mais. Dá uma passadinha lá e confira!


sábado, 19 de março de 2016

OPINIÕES...




 O grande problema das pessoas hoje é que grande parte delas não tem uma opinião formada a respeito de determinados assuntos. Vivemos em uma sociedade onde a formação de opiniões tem sido relativa, as pessoas pressupõem algo naquilo que terceiros expõe e assim formam uma opinião relativamente sem conteúdo racional e lógico. Será que a raça humana ao invés de evoluir estão regredindo? Ou a evolução ocorrida neste século é uma evolução de decadência mental.

Os relacionamentos já não são mais o mesmo, estamos trocando o contato físico e nossas emoções e sentimentos por aparelhos e aplicativos melhores, aliás é muito mais fácil ser quem você não é atrás de de um bom aparelho eletrônico do que revelar ao mundo quem é o seu verdadeiro eu.

Talvez o mundo esteja preparado para ver seu eu “fake” do que seu eu real, aliás a facilidade de criarmos qualidades nas quais não temos do que uma realidade nas quais não vivemos.

Somos formadores de opiniões sim, mas opiniões sem valores e raízes atraentes. Pois todos os contados que temos e tudo aquilo que vimos não passa de um estado ilusório nas quais as pessoas não querem nem por um instante abandonar. O comodismo congelou esta geração no tempo, sem percebemos estamos na era do gelo, a era da frieza espiritual.

Pensamos? Agimos? Realmente não sei, os formadores de opiniões estão por todas as partes alimentando aqueles que estão atrás de uma tela luminosa, talvez uma nova religião está nascendo e nos cativando com sua beleza e qualidades, prendendo nossa atenção e desviando nossas mentes daquilo que realmente deveríamos estar prestando atenção.
Estamos em cheque mate, não fazemos mais download do céu em nosso tempo com Deus, pois não estamos atentos o suficiente para perceber que o vírus do pecado tem invadido nosso sistema de santidade, estamos estamos perdendo o original, não atualizamos mais através da intimidade com o programa original, assim os aplicativos do pecado cativa nossas mentes, pensando por nós e formando opiniões das quais ferem um princípio, o princípio de ser e saber quem você é.

REFORMA POLITICA




Neemias 2.11-20

A história do povo de Israel é marcada por recomeços, depois da divisão do reino o povo foi levado para o cativeiro Babilônico por 70 anos. Anos que se passaram longe da pátria, dos familiares e de tudo que eles estavam acostumados a fazerem e viverem, mas após 70 anos o Senhor permite que o povo volte. No texto de hoje vemos que Neemias descreveu a destruição e desolação que o povo enxergava, assim também é a forma que você e eu estamos enxergando a situação do nosso país.


Quem sabe eu e você estamos esperando uma mudança de presidente, que não seria na minha opinião uma boa resolução. Nosso país hoje, esta imerso no oceano da corrupção, estamos naquele ponto onde não mais vemos a ponta do iceberg, mais sim a sua maior parte, o que esta abaixo das águas.


Situações que temos vivido durante anos e anos, assistimos e lemos todos os tipos de noticias e o que fizemos nada! Mas chegou a hora, e esta é a hora! Não mais a corrupção, não mais a mentira, não mais! Chega! Foi esta situação de caos que Neemias encontrou no seu país. Sim, foi esta situação que fez com que um profeta de Deus se levantasse, e se posicionasse como cidadão que ama sua pátria, Neemias se levantou como um reformador politico de sua época para o seu povo, ele bateu no peito com a justiça divina e mudou a história do seu povo. Agora eu pergunto a você querido leitor,você esta pronto para mudar a situação da sua nação?
Para que isso venha ser uma realidade da nossa nação, precisamos agir como Neemias, o texto deixa claro para nós,os 3 princípios para a reforma da nação, reforma que favoreceu o seu povo.

Primeiro : Estrutura de segurança que favorecia o povo.
Neemias foi informado que o muro estava fendido, e suas portas queimadas a fogo. O muro de uma cidade naquele tempo dava maior segurança aos habitantes, impedindo a entrada de pessoas e animais a não ser pela porta, e facilitando a defesa contra os inimigos. Sendo assim Neemias entendeu que a segurança era um princípio básico, para que o seu povo pudesse viver tranquilos e produzissem e trabalhassem sem medo de serem atacados por inimigos. Pena que não podemos falar desse tipo de medida no governo que vivemos hoje.


Segundo : A reforma tributária /Agrária. Neemias 5.1-19

A medida de juros abusivos ao povo, moveu Neemias a pedir que parassem de serem abusivos, assim como no Brasil hoje vemos que são gastos bilhões para pagar nossos governantes. Haja juros sobre nós hein! Mas infelizmente eles continuam a subindo, e pagamos o salário daqueles que nem em um momento como este que estamos enfrentando em nosso país, eles pudessem abrir mão de seu ganhos para que houvesse o equilíbrio econômico em nossa nação.
Mas Neemias abriu mão do seu salário, o texto diz que percebendo o caos da sua nação ele fez uma reforma tributária, ele tirou o juros do povo.

Terceiro : Reforma moral. Neemias 8.13 / 9.1-3

Não existe estrutura econômica que mude apenas o coração das pessoas, podíamos estar em um país perfeito se o nosso Brasil vivesse de forma ética. E não é apenas uma crise econômica mas também de valores. O problema é que o brasileiro é conhecido como um povo desonesto, somos conhecido como o povo do “jeitinho brasileiro”, precisamos dar um basta nisso e resgatar nossos valores, pois se estamos onde estamos é porque abrimos mão da ética. Neemias levou a ética de volta para o seu povo, ele levou os padrões da lei , mas o que adianta nós como cidadães denunciar nossos governantes? O que adianta fazer tanto barulho?
Infelizmente o que acontece hoje é que falamos muito e agimos da mesma forma, quando roubamos nossos patrões mexendo nas redes sociais no horário de trabalho, ou quando colamos na faculdade ou na escola e etc..
Foi exatamente por causa deste 3 pilares que uma nação foi reconstruída, foi esta nação reconstituída por Neemias que deu-se o berço do nosso Messias.


Onde eu e você entramos nisso?


Quando passamos a ter interesse por esses assuntos, ao se interessar pela politica do nosso país. Somente assim seremos sal da terra e luz do mundo. Que você possa permitir se um instrumento nas mão do poderoso Deus para a transformação da nossa nação!

No amor de Cristo,

Pastor Maciel Donizete IBL
https://macieldonizeti.wordpress.com/

quarta-feira, 9 de março de 2016




 Eu estava procurando algumas coisas sobre jovens e me chamou atenção um texto onde dizia que já é hora de Despertarmos, e vermos a realidade dos nossos dias. Onde jovens estão no crime e sem conhecer a verdade, enquanto nós sendo servos de Cristo, estamos parados. É hora de acordarmos e começarmos a pregar o evangelho de Cristo aos nossos colegas de escola,vizinhos Etc.


Jesus esta Voltando ( Onde tens andado? Oque tens feito? ) Pense!





"Despertem para a realidade! É chegada a hora do povo de Deus se levantar e tomar alguma atitude! Jovens, muitos outros jovens como você em sua rua, escola, trabalho etc. estão precisando de você para conhecer a palavra de Deus. Se permita ser usado por Ele, se permita ser canal da obra de Deus na vida desses jovens! É hora de nos levantarmos e despertarmos pois o nosso tempo chegou! Inúmeros jovens em nossa cidade estão nas mãos da criminalidade, das drogas, da violência, da idolatria... Eles não conhecem a palavra de Deus e você pode ser uma bênção na vida dessas pessoas. Talvez seja necessário apenas uma palavra de Deus pra que o coração dela seja tocado pelo Senhor. Você jovem tem um chamado, que é de levar a palavra de Deus a toda criatura. Mas pra ganharmos o mundo primeiramente precisamos ganhar para Deus aqueles que estão em nossa volta, e o Senhor deseja te usar, amado. Deixe a timidez e as inseguranças de lado e DESPERTE! Vamos avançar e buscar essa multidão de jovens que irão caminhar lado a lado com Cristo. Jovens que serão fiéis a Palavra e terão temor a Deus. Agora é a nossa vez, um novo tempo chegou. O tempo em que toda juventude honrará a Deus e se pros tará a Seus pés."



Romanos 13:11
E isto digo, conhecendo o tempo, que já é hora de despertarmos do sono; porque a nossa salvação está agora mais perto de nós do que quando aceitamos a fé.


terça-feira, 8 de março de 2016



5 atitudes que Deus espera de você hoje
1)Seja grato a Deus
Se você quer ser feliz todos os dias, esteja contente com o que você tem. Deus quer que você tenha um coração grato, independentemente das circunstâncias. E quando você escolhe dar graças em tudo, mesmo que as situações não mudem, o seu coração irá mudar e isso faz toda a diferença! A Bíblia mostra que a murmuração é a maior causa de não sermos abençoados, e foi justamente isso que manteve o povo de Israel preso no deserto por tantos anos. Leia o versículo abaixo e perceba que Deus não quer que você agradeça por todas as coisas ruins que aconteceram em sua vida, mas que você agradeça em todas as circunstânciaspois é através da gratidão que seu coração se enche de fé e Deus pode mudar qualquer situação.


"Alegrem-se sempre. Orem continuamente. Deem graças em todas as circunstâncias, pois esta é a vontade de Deus para vocês em Cristo Jesus" (1 Tessalonicenses 5:16-28).

2) Não fique preocupado
A preocupação rouba a sua paz e te impede de ver a mão de Deus. Por isso, se acalme e creia que os problemas de hoje não existirão amanhã. O Salmo 34:19 diz: "Muitas são as aflições do justo, mas o Senhor o livra de todas." Deus é maior que tudo o que te incomoda, por isso lance suas preocupações sobre Ele. Só assim seu coração ficará em paz:

"Não andem ansiosos por coisa alguma, mas em tudo, pela oração e súplicas, e com ação de graças, apresentem seus pedidos a Deus. E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os seus corações e as suas mentes em Cristo Jesus." (Filipenses 4:6)

3) Confie em Deus
Deus quer ter um relacionamento com você e Ele usará cada situação para te abençoar e te aproximar dEle. Muitas vezes você não perceberá o agir dEle em seu dia a dia, mas isso não significa que Ele não esteja fazendo! Quando eu olho para trás e vejo o quanto Ele já fez na minha vida, percebo que muitas vezes Deus trabalha a longo prazo, pois Ele sabe o tempo exato de tudo acontecer. Nós temos pressa, mas Deus não!

"Vocês me procurarão e me acharão quando me buscarem de todo o coração. Eu me deixarei ser encontrado por vocês, declara o Senhor." (Jeremias 29:13).

4) Ajude as pessoas
Vivemos em um mundo egoísta onde cada um pensa só em si mesmo. Mas Deus enviou Seu Filho Jesus para dar a vida por nós e Ele espera que façamos o mesmo pelas pessoas. Devemos ajudar sempre que pudermos, e ao fazermos isso, Ele cuida da nossa vida de uma maneira que não conseguiríamos cuidar sozinhos.

"Não nos cansemos de fazer o bem, porque a seu tempo colheremos, se não desfalecermos. Por isso, enquanto tivermos oportunidade, façamos o bem a todos, mas principalmente aos da família da fé." (Gálatas 6:9,10).

5) Viva em santidade
O pecado nos separa de Deus, por isso devemos viver uma vida de consagração a Deus, abrindo mão do pecado e de tudo que atrapalha nossa comunhão com Ele.

"...Livremo-nos de tudo o que nos atrapalha e do pecado que nos envolve, e corramos com perseverança a corrida que nos é proposta, tendo os olhos fitos em Jesus, autor e consumador da nossa fé." (Hebreus 12:1-2).

fonte: http://www.pastorantoniojunior.com.br/