segunda-feira, 19 de outubro de 2015

Discipulado é o diferencial



Queridos, ninguém vai conseguir fazer discípulos se não estiver sendo discipulado. Ninguém poderá ajudar outros se não estiver sendo ajudado. Como poderei dar cobertura para outros se eu não tenho cobertura, proteção? Toda semana eu me reúno com o meu discipulador e abro minha vida para ele. Eu converso com ele sobre todas as coisas da minha vida. Às vezes ele está viajando ou eu estou viajando, não dá para reunir, mas eu uso o telefone; fazemos nossas reunião de discipulado pelo telefone.

No discipulado eu gosto de abrir a minha vida. Gosto de prestar contas ao meu discipulador, ser transparente com meu líder. Mas talvez você diga: “Pastor Abe, você falou de tantas coisas horríveis que têm acontecido na igreja brasileira”. E eu lhe respondo: é verdade; infelizmente tem ocorrido muita coisa que envergonha o nome de Jesus e afasta os descrentes do evangelho.

Quero também deixar bem claro que eu sou brasileiro e que amo este país. Meus pais não são brasileiros. São missionários que vieram para cá em 1956, e aqui serviram por mais de meio século. Mas eu nasci no Brasil, casei com uma brasileira, meus três filhos nasceram no Brasil, e eu tenho coração brasileiro. Por isso sinto que posso dizer essas coisas, pois elas não são apenas fruto da observação, mas de anos e anos de conviver com centenas de líderes que também comprovam esses fatos.

Eu não culpo as pessoas pelas coisas horríveis que têm acontecido, como os recorrentes mais testemunhos na igreja brasileira. Sabe que eu culpo? aquelas que não cuidaram bem delas. Biblicamente falando, os líderes são duplamente responsáveis, e assim terão de prestar contas pelas ovelhas colocadas debaixo dos seus cuidados. Talvez você diga: “O pastores são os culpados”. Não, não meu irmão. Não necessariamente. Sabe por quê? Como é o que o pastor vai cuidar sozinho de tanta gente?


Extraído do Livro “O coração do Bom Pastor: Lições para cuidar bem das ovelhas de Jesus” – Abe Huber, MDA Publicações, 2012.

Nenhum comentário:

Postar um comentário